Pular para o conteúdo
Início » Semanário 63

Semanário 63

  • por
  • tempo de leitura: ~4 minutos
Semanário Esportivo - I

Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 63.


Endurance

Você perdeu alguns treinos devido a algum imprevisto? Algum desses treinos foi algum exercício chave da sua rotina? Isto é algo extremamente normal na rotina de um atleta amador, você possui responsabilidades que são mais importantes do que o treino, é 100% normal perder um treino ou deixar de treinar por um certo período de tempo. O importante é saber que o seu fitness não será perdido de forma tão rápida quanto se imagina. No Train Right, uma matéria detalhando alguns ajustes que podemos fazer em nossa rotina de treino quando deixamos de treinar por um ou alguns dias. Aproveitando o tema, se você está voltando aos treinos de musculação depois de algum período afastado, sugiro a leitura da postagem sobre estratégias práticas para retornar aos treinos após uma pausa.

Sérgio Borges coloca um pouco de lenha na fogueira em um assunto um pouco delicado (para alguns): triatletas precisam parar de falar tanto sobre o período de treino de base. Ao menos para os amadores e entusiastas, que tem um tempo extremamente limitado em seu dia-a-dia.

Jasmin Paris fez história na edição de 2024 da Barkley Marathon, sendo a primeira mulher a finalizar o evento com o tempo de 59 horas, 58 minutos e 21 segundos. No I Run Far uma exclusiva com a atleta, que conta sobre o que passou durante a corrida. Lembrando que no semanário 62 temos uma passagem sobre a edição 24 da Barkley.

Prevenção / Fortalecimento / Recuperação

Manter os ombros saudáveis é algo bem importante para os nadadores (além de alguns bons exercícios na musculação), nesta postagem o Dr. Caleb Burgess mostra a execução de um exercício (com alguns diferentes movimentos) para incorporar na rotina e manter os ombros saudáveis, livres de incômodos, com uma boa mobilidade e controle.


Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.


Nutrição / Suplementação

Proteínas vegetais são suficientes para promover anabolismo pós-exercício. O Brad Schoenfeld faz alguns comentários acerca de um recente estudo com o achado, e reforça que cada vez mais evidências estão surgindo sobre o assunto (temos algumas observações sobre outro estudo no semanário 8, semanário 9 e semanário 22) – é possível sim ter uma boa hipertrofia com dieta vegana ou vegetariana, neste ponto não existe diferença com proteínas de fontes animais. Contudo alguns cuidados devem ser tomados: 1 – a composição dos alimentos vegetais ricos em proteínas (ex.: fibras) pode promover uma maior saciedade, dificultando o consumo da quantidade total de proteína da pessoa (como observado no semanário 43 e semanário 29); 2 – a dieta precisa de alimentos bem diversificados, para melhorar o consumo de micronutrientes (minerais, vitaminas, aminoácidos…), como também foi visto no semanário 9 e semanário 13.

Certos mitos estão presentes em todas as áreas da nutrição e do treinamento esportivo, no Train Right uma matéria desmistificando 3 conceitos equivocados sobre as bebidas de recuperação e ingestão de proteínas para atletas os de endurance: 1 – altas quantidades de proteínas são necessárias para a recuperação (no semanário 26 temos uma passagem com uma recomendação da examine.com sobre a ingestão de proteínas em diversas situações); 2 – Você precisa de proteína logo após o exercício; 3 – Você precisa de uma bebida de recuperação após todo treino.

Alguns atletas ainda podem ter alguma dúvida em relação à dieta cetogênica em relação ao declínio do desempenho em determinado esporte. Bem, o Menno Henselmans discorre sobre um estudo que avaliou como a dieta baixa em carboidratos afeta a performance de pessoas que executam treino de força com uma rotina fullbody – ao menos em relação à musculação a força dos envolvidos não chegou a afetar a força dos envolvidos. É importante deixar a nota de que existem casos e casos, em certas situações determinada abordagem nutricional pode não ser a melhor escolha, como visto no semanário 15, a abordagem baixa em carboidratos não foi adequada para o quesito de hipertrofia e esforços anaeróbios.

 

E assim encerramos mais um semanário. Bons treinos a todos!

 

#endorfine-se

Compartilhar: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *