Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 65.
Endurance
Correr em trilhas é uma chance de redescobrir a alegria do movimento. É uma oportunidade de se conectar com a natureza de forma profunda e emergir mais forte, tanto fisicamente quanto mentalmente, pronto para enfrentar qualquer desafio que a vida coloque em seu caminho. É com este trecho que começa a matéria do Polar, sobre a mudança de corridas em pista para trilhas e natureza (apesar de ter um “quê” de merchan para alguns produtos, a matéria ainda acende uma pequena fagulha para quem gosta de correr em trilhas ou estar em contato com a natureza).
Chegará um momento na vida de um corredor, quando o mesmo precisa aumentar o seu volume de treino, que ele precisará realizar 2 treinos de corrida ao longo do dia (os famosos 2-a-day). No Train Right uma matéria do treinador Jason Koop sobre o que devemos procurar fazer e não fazer ao planejar os dois treinos ao dia. No semanário 36 temos uma passagem do I Run Far com mais algumas considerações sobre o 2-a-day. E se você realmente está interessado nas rotinas e treinos para ultramaratonistas, pode dar uma conferida nas 4 partes dos treinos para ultramaratonistas, começando pela primeira parte: Treinos de resistência para Ultramaratonistas.
Nova pesquisa confirma algo que – provavelmente – já era sabido pelas mulheres: o seu top esportivo tem o potencial de prejudicar a sua respiração durante os treinos, fazendo com que a musculatura relacionada à respiração trabalhe mais (via blogrecorrido).
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Prevenção / Fortalecimento / Recuperação
A mobilidade do seu ombro tem um grande papel no desempenho do seu nado, pois afeta bastante a sua braçada. O Dan Daly mostra como a falta de mobilidade pode ser um fator limitante para a sua natação, como identificar parte do problema e alguns exercícios para melhorar a sua mobilidade com o tempo. No semanário 8 e semanário 37 temos passagens contendo alguns exercícios de mobilidade para os ombros que são bem vindos a qualquer nadador.
A fascite plantar – um dos terrores do corredor – é descrita como uma dor na fáscia plantar (faixa mais grossa de tecido que liga o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés). Normalmente a dor é mais sentida na parte frontal do calcanhar e ela é mais intensa após um longo período de inatividade (aquela dor aguda ao andar logo após acordar). A situação pode ser “acertada” em algo em torno de 2 semanas até 3 meses, e dependendo do caso pode levar até mais de 1 ano. De um ponto de vista físico você deve melhorar a mobilidade, estabilidade, força e tolerância ao estresse do tornozelo, panturrilha e pés, e é neste ponto que o Dr. Caleb Burgess vem nos ajudar – apresentando alguns exercícios que podem ser incorporados na rotina para fortalecer e melhorar a mobilidade de seus membros inferiores. Se você buscar um pouco mais aqui no #endorfinado, pode encontrar diversos outros semanários que também possuem passagens sobre a fascite plantar.
Nutrição / Suplementação
A suplementação com leucina não melhora em nada os seus ganhos! Menno Henselmans faz comentários sobre um recente estudo no qual é realizada a análise da suplementação de BCAA com a relação à recomposição corporal. O estudo em questão vai de encontro com as passagens do semanário 20 e semanário 48, que demonstram a “inutilidade” da suplementação com BCAA quando a ingestão de proteínas de alta qualidade está adequada, ainda assim é um dos suplementos mais populares no mundo fitness.
E assim encerramos mais um semanário. Bons treinos a todos!
#endorfine-se