Pular para o conteúdo
Início » Semanário 39

Semanário 39

  • por
  • tempo de leitura: ~4 minutos
Semanário Esportivo - I

Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 39.


Endurance

Você é um dos triatletas que dá tudo na natação e bike, e quando chega a hora do vamos ver na corrida já está com as pernas esgotadas? Na Outside/Triathlete matéria apontando alguns erros, como corrigi-los, além de alguns exemplos de treinos e o motivo de treiná-los para que o atleta tenha uma boa transição entre o ciclismo e a corrida.

Durante a sua natação você respira a cada quantas braçadas? É um assunto que pode causar alguma discussão entre os atletas. Nesta postagem o Markus Marthaler faz alguns comentários sobre o padrão de respiração e que no geral, o atleta – em especial o iniciante e intermediário – não precisa se preocupar tanto com isso, já que tem outras coisas mais importantes para aperfeiçoar. Se você tem algum interesse ou dúvidas sobre o tema, visite a postagem de como respirar durante a natação para poder esclarecer mais afundo alguns pontos.

Aguns ciclistas tem alguma dificuldade com uma subida mais longa, seja essa dificuldade algo físico ou, até mesmo, mental, no Train Right uma matéria com 10 formas de se sentir bem e executar uma boa subida. Lembrando que no semanário 10 temos uma passagem com dicas para um pedal mais eficiente na subida, além das nuances entre se manter em pé ou sentado.

Prevenção / Fortalecimento / Recuperação

Um quadril saudável é fundamental para qualquer atleta, é uma área importante para a execução dos movimentos e estabilidade do corpo. Muitas vezes estamos com a área bem “presa” e rígida, o que impede que alguns movimentos sejam executados apropriamente (como um agachamento profundo). O Dr. Caleb Burgess mostra 5 exercícios que podem ser incorporados em sua rotina para melhorar a mobilidade do quadril.


Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.


Síndrome do estresse tibial medial, também conhecida como canelite, é uma lesão por esforço repetitivo da região frontal e interna da canela que ocorre quando o corpo não consegue lidar com uma carga de treino excessiva – muito comum em corredores de média e longa distância – em especial os novatos. A maioria dos casos pode ser controlado gerenciando as seguintes variáveis: 1 – Frequência, volume ou intensidade do treino; 2 – Técnica/forma; 3 – “Equipamento” (isso inclui o terreno de treino); 4 – Nutrição; 5 – Treino resistido. O Dr. Tom Walters mostra 5 exercícios que podem ser incorporados na rotina e que podem ajudar a reduzir a dor e melhorar a habilidade do corpo tolerar a carga de treino.

Nutrição / Suplementação

A meta para o consumo de proteína já passou pelos semanários algumas vezes, é interessante mirar no mínimo 1,6g/kg (sendo um número um pouco maior a depender do objetivo) como visto nas outras edições. O Menno Henselmans faz análise de um estudo no qual verificou o consumo de proteínas (1,6g/kg vs 3,2g/kg) entre atletas treinados e executando apenas o treino resistido ou o treino concorrente. A conclusão foi de que ambos os grupos tiveram ganhos similares, e de que atletas naturais não precisam de tanta proteína assim na dieta. O estudo em questão está em linha com outros similares, no semanário 26 temos uma passagem sobre um guia para consumo de proteína da examine.com dependendo de sua atual condição e potencial objetivo.

Saúde

Em outros semanários já abordamos como o exercício físico é importante para a saúde conforme vamos envelhecendo (semanário 5 e semanário 8) – além de diminuir bastante as causas gerais de mortalidade (semanário 20 e semanário 26). No Science Alert uma matéria comentando umestudo recente sobre os benefícios da utilização da atividade física para a saúde cognitiva de pessoas mais idosas (85+ anos). “Descobrimos que aqueles que incorporam em suas rotinas exercicios aeróbios, como natação e ciclismo, e exercícios de força, como o levantamento de pesos – independente da intensidade e duração – tiveram melhor agilidade mental, raciocínio mais rápido e maior capacidade de mudar ou adaptar o seu pensamento”.

 

E assim fechamos mais uma semana.

 

#endorfine-se

Compartilhar: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *