Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 7.
Endurance
Brasília irá sediar a Copa do Mundo de Triathlon em 15 de outubro, o Brasil não recebe um evento desde 2004. Mais informações no Tri Sport Mag.
Na Outdoor Swimmer, relato de um belo feito da Bárbara Hernández (37), foi a primeira pessoa a nadar 2,5km nas águas da Antártica. Com temperatura em 2º C o trajeto foi completado em 45 minutos. A iniciativa veio para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e proteger a Antártida e os oceanos do sul.
Na Go Outside, 4 dicas para tirar proveitos de suas corridas no calor e se aclimatar à temperatura. É importante lembrar que a hidratação é uma dessas dicas, já que a desidratação pode afetar a sua performance. Se quer ir além dessas 4 dicas, visite o guia de treino para climas quentes e veja todos os pequenos e grandes detalhes para lidar com os treinos no calor.
Essa vai para os ciclistas que passam um bom tempo com treinos indoor. No Train Right algumas dicas de como transferir habilidades da atividade outdoor para a bike “estacionária”.
Para a turma que curte um trail-run, etapa World Trail Races começa dia 18/03 em Grumari – Praias Selvagens, ao todo 8 etapas, com 6 já confirmadas, informações completas na Go Outside. E na semana passada começou a copa Centro-Oeste de Montanha, a primeira prova foi dia 05/02 em Brasília, as datas das próximas provas podem ser vistas na Adventure Mag.
Com algo – a princípio – extremamente simples você pode conseguir melhorar o seu desempenho naquela prova tão esperada: descanse a mente nos dias antes do evento… na Go Outside um texto sobre como a fadiga mental esgota fisicamente o nosso corpo.
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Prevenção / Fortalecimento / Recuperação
O core é a região mais importante de toda a sua musculatura, e vai muito além de abs e oblíquos. No site do Stronger by Science um ótimo guia para melhorar a sua compreensão de como toda a região do core funciona. Se está com problemas persistentes na área da lombar ou core, pode ser interessante dar uma olhada na rotina dos 3 grandes do McGill.
Brad Schoenfeld lança algumas observações sobre os benefícios dos treinos de explosão e velocidade para atletas com mais idade. Cada vez mais a literatura atual vem indicando a segurança desse tipo de treino, além de ter uma capacidade funcional em indivíduos mais velhos do que o treino “padrão”. Isso não significa abandonar um em razão do outro, mas saber como combinar ambos.
No Stronger by Science, postagem sobre uma meta que aborda a interferência do treino concorrente e ganhos de força e hipertrofia, contudo tem um efeito menor em relação a força explosiva do que utilizando apenas o treino resistido. Essa mesma meta-análise foi abordada no semanário 3 com análise do Brad Schoenfeld, entre outras.
Core, pés e quadril, 3 regiões importantíssimas para qualquer corredor, seja ele de pista ou de montanhas, mas que muitas vezes negligenciamos. No I Run Far algumas dicas para fortalecimento dos adutores de quadril.
Ainda continuando sobre o tema quadril, se está sentindo alguma dor ou incômodo na região inferior da lombar ou quadril, pode ser algo relacionado aos flexores de quadril, no Rehab Science, dr. Tom apresenta 4 exercícios para colocar na rotina e avaliar se a situação melhora para tomar as devidas medidas.
Pensando em como planejar aqueles seus dias de descanso? Na Outside/Triathete uma matéria explicando ao que devemos ficar atentos em nosso corpo e as formas de como é feita a incorporação de dias de recuperação na rotina, sejam eles: de descanso completo, descanso “das pernas” ou dias de recuperações ativas.
Nutrição / Suplementação
No Tri Sport Mag, uma matéria sobre a importância da nutrição adequada para evitar que lesões por estresse ósseo surjam no atleta.
E assim fechamos mais uma semana.
#endorfine-se