Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 6.
Endurance
Esse mês o Ironman completa 45 anos, e para comemorar o aniversário eles revisitaram os momentos chaves dessas 4 décadas e meia. No site deles é possível acompanhar os principais destaques de cada década.
Você já pode ter se perguntado o quão mais rápido você consegue nadar com o seu wetsuit. Na Outside/Triathlete, uma matéria para responder isso, descrevendo os resultados encontrados em um artigo publicado no Physiologia no final de 2022, inclusive com diferença de wetsuits com manga e sem manga (The Impact of Wetsuit Use on Swimming Performance, Physiology and Biomechanics: A Systematic Review). Mesmo com as vantagens encontradas nas distâncias analisadas, lembre-se de que todos os benefícios serão descartados se esquecer de uma parte bem importante, você precisa estar adaptado a utilizá-lo, inclusive em retirá-lo ao sair da água, caso contrário toda a vantagem na água será perdida ao sair dela.
No iRunFar uma matéria bacana sobre treinos de sprint e subida para ultra-maratonistas. Lembrando que no semanário 1 tem uma passagem sobre treinos de velocidade, que é uma das partes desta matéria.
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Quem aí já ouviu sobre doping tecnológico? Na Outside/Triathlete uma matéria sobre assunto relacionado, devido a algumas “situações” houveram atualizações na política do Ironman – já valendo para 2023 – no qual são proibidos o uso de calçados com a altura do solado maior que 40mm ou aqueles com mais de uma estrutura de placa rígida.
Para a turma do pedal, no Tri Sport Mag, uma matéria do Sergio Borges com 4 dicas para melhorar a eficiência do ciclismo.
Prevenção / Fortalecimento / Recuperação
No semanário 3 e semanário 4 temos algumas informações de como o alongamento realizado antes da musculação afeta o volume total executado. Aqui o Chris Beardsley apresenta informações de como o alongamento pós-musculação não chega a apresentar benefícios válidos em relação à recuperação. Foram analisadas a fadiga muscular e o DMT em até 72hrs pós-treino.
Algumas mulheres já podem ter escutado em “círculos fitness” que o contraceptivo afeta ganhos relacionados à força e hipertrofia, contudo, aparentemente não é o que ocorre. No Stronger by Science, uma revisão de um grande estudo sobre o tema, ao menos em iniciantes (mas ativos e saudáveis), a utilização de contraceptivos orais não apresentaram um impacto significativo no desenvolvimento da força e hipertrofia.
E assim fechamos mais uma semana.
#endorfine-se