Pular para o conteúdo
Início » Semanário 27

Semanário 27

  • por
  • tempo de leitura: ~5 minutos
Semanário Esportivo - I

Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 27.


Endurance

Com a 7ª edição do Ironman 70.3 RJ acontecendo neste dia 09/07, a Tri Sport Magazine publicou uma matéria com 10 dicas para o amador iniciante em seu primeiro meio iron e outra dando dicas de como lidar com o seu wetsuit.

Markus Marthaler dá algumas dicas de como otimizar a rotação do seu corpo (quadril, torso e ombros) durante a natação no estilo livre. Além das dicas, fala sobre os 3 principais motivos pelo qual tal rotação – adequada – são importantes. Além disso, nesta outra postatagem ele dá algumas dicas de como respirar adequadamente e com isso melhora toda o sua natação. Se está interessado em algo mais técnico pode visitar a matéria do #endorfinado sobre como respirar durante a natação.

No I Run Far, um guia de como treinar e competir na altitude, os efeitos fisiológicos que afetam o nosso corpo e como isso vem afetar o nosso desempenho. No semanário 26 temos uma passagem da Outside apontando as 10 regras do treinamento em altitude, vale um bate de ambos.

Na Outside/Triathlete matéria com 4 questionamentos que o atleta deve se fazer para saber se está pronto para aumentar a sua distância no Triatlo. São questionamentos que qualquer atleta de qualquer modalidade pode usar para saber se está pronto para subir um novo degrau.

Dan Daly apresenta alguns exercícios e dicas que podem ajudar o atleta a ter uma melhor entrada de mão durante a natação, melhorar a mobilidade do ombro e do tronco são fundamentais. No semanário 25 quem deu as dicas sobre o assunto foi o Markus Marthale, vai lá e faz uma comparação entre os dois. E complementando o assunto, no semanário 12 temos a passagem sobre um guia da Outside/Triathlete que aborda este assunto.

Na Outside/TrailRunner matéria com alguns ponto sobre como programar a distribuição de seus treinos na semana. Os pontos podem ser resumidos em 2 principais regras: 1 – priorize o que é importante (longos e workouts); 2 – Distribua os esforços pela semana e evite treinos intensos seguidos (existem suas exceções). Lembre-se de que se recuperar adequadamente entre os treinos intensos é importante para o seu progresso.


Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.


Prevenção / Fortalecimento / Recuperação

Ao andar ou mexer uma perna, já escutou aquele estalo vindo do quadril? Isso acontece quando a banda/trato iliotibial desliza sobre uma protuberância óssea na região (o trocânter maior). Na maioria das vezes é algo normal, mas pode ser uma problema se começa a causar dor ou limitar movimentos, muitas vezes fazendo com que a pessoa diminua consideravelmente o volume e/ou intensidade de suas atividades. O Dr. Caleb Burgess mostra 6 exercícios que podem ser incorporados na rotina para fortalecer a área e evitar o agravamento da situação. No semanário 12 temos uma passagem sobre a síndrome da banda IT e alguns exercícios que a pessoa pode incorporar em sua rotina para fortalecimento do quadril e melhoria do quadro motor.

Nutrição / Suplementação

No semanário 24 teve uma passagem sobre o “problema” da sucralose e alguns comentários acerca do assunto proferidos pelo Lane Norton e Alan Aragon. Por esses dias a Organização Mundial de Saúde – OMS fez um alerta sobre o aspartame e o seu potencial efeito cancerígeno (fica aqui o destaque em “potencial”). Seguindo a mesma linha, seguem alguns comentários do Alan Aragon sobre o aspartame e a categorização do mesmo como algo cancerígeno. Sobre o mesmo assunto, o Layne Norton também faz alguns comentários.

Menno Henselmans faz comentários sobre um estudo recente sobre a quantidade consumida de cafeína e a melhoria na performance. Resumindo a situação, algumas pesquisas recentes que analisaram a resposta à dose não encontraram mudanças significativas entre doses menores e maiores, até então a recomendação de consumo anes do treino era algo equivalente a ~3-6mg/kg. Só que qualquer coisa entre 1-6mg/kg proporcionava os mesmos efeitos ergogênicos da cafeína, logo a maioria das pessoas consome bem mais cafeína do que realmente precisa. Outro ponto é que o consumo mais alto de cafeína pode gerar alguns efeitos adversos (como explicado na postagem). Lembrando que no semanário 5 temos uma passagem sobre os benefícios e malefícios do consumo de cafeína e como ela afeta nossos treinos e dia-a-dia.

Triatletas devem tomar creatina? Matéria do Outside/Triathlete explicando o que é, como funciona e o que se sabe sobre os benefícios da creatina. Se está interessado no assunto e quer entender melhor em como a creatina funciona, seus mitos, prós e contras, dê uma passada na página do #endorfinado sobre creatina.

Saúde

Um time de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo está conduzindo um estudo sobre a relação entre o treino resistido (musculação ou similar) e reversão/redução de alguns sintomas do Alzheimer. É algo em estágios iniciais, realizados em ratos, mas com implicações surpreendentes (opinião: geralmente evito colocar informações sobre pesquisas realizados em animais com conclusões relacionadas com humanos).

 

E assim fechamos mais uma semana.

#endorfine-se

Compartilhar: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *