Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 23.
Endurance
Extremo sul ultramarathon chega a sua 7ª edição, um belo evento para percorrer 223km da mais longa praia do mundo em um tempo máximo de 54 horas. Texto da Adventure Mag.
Tirar aquele dia de descanso é fundamental, em especial quando estamos em um momento de alto volume ou alta intensidade. No Training Peaks texto sobre a importância dos dias de descanso, frequência e o que fazer ou não fazer.
Piscina lotada? Qual seriam as regras de etiqueta a serem seguidas nesse caso? O Dan Daly dá algumas dicas de como se comportar e o que esperar quando a piscina está “crowdeada”. Além disso, ele mostra 2 dicas para melhorar o seu pull na natação, exercícios para serem feitos fora da água.
É você mesmo que faz a manutenção da sua bike ou deseja começar a fazer? Se liga nesse checklist de manutenção da Outside / Triathlete.
Prevenção / Fortalecimento / Recuperação
Neste vídeo o dr. Caleb Burgess mostra 4 exercícios para a manutenção da estabilidade nos ombros. Algo interessante de se adicionar na rotina de fortalecimento para aqueles com um bom volume de água, não necessariamente quando viemos de uma lesão. Lembrando que no semanário 10 e semanário 11 temos alguns outros exercícios que focam a mesma área.
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Nutrição / Suplementação
Café é saudável? É o assunto da revisão científica que o Menno Henselmans analisa. No geral o consumo de café filtrado está associado a uma menor taxa de mortalidade devido aos fitoquímicos presentes no café. Já o café não filtrado possui relação contrária, estando associado a uma maior taxa de mortalidade (uma taxa similar aos do que não bebem o café). Além disso é importante levar em conta que indivíduos com problemas relacionados à pressão podem ter os problemas acentuados devido ao café. Resumindo: café filtrado é bom para indivíduos sadios.
Como escolher um gel de carbos efetivo? Esse é o assunto do Training Peaks, quais ingredientes ficar de olho, e quais possíveis itens evitar, vai treinar pesado ou é uma longa rodagem, isso pode ter aguma influência na escolha do que consumir de intra-treino.
Mennos Henselmans faz comentários de estudo sobre dietas com “alta” ingestão de proteínas e a associação com danos renais, bem como outros estudos já apontaram não existem evidências para embasar essa situação, contudo, exames de sangue em indvíduos que treinam e fazem dieta mais rica em proteínas podem mostrar certas enzimas e marcadores mais elevados que estão associados com quebra de proteína, o que em indivíduos sedentários pode ser um sinal de alerta, mas que em sadios e ativos é apenas uma adaptação normal à situação de atividade e alimentação. Lembrando que no semanário 19 também temos comentários do Brad Schoenfeld sobre estudo com tópico similar.
Saúde
O Menno Henselmans faz a análise de um estudo que analisa a restrição de sono e o desempenho em mulheres que treinam musculação. O efeito foi bem maior em como a pessoa se sente (a sensação de esforço do treino e o estresse do treino foi bem maior) do que propriamente no desempenho (não houve uma variação grande no volume executado). Lembrando que no semanário 9 temos o caso da privação de sono e teste de time-trial de atletas de endurance, e houve uma pioria no tempo durante os dias. Aparentemente o desempenho é afetado de forma diferente em relação a força e endurance.
E assim fechamos mais uma semana.
#endorfine-se