Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 70.
Endurance
Ultramaratonas de 200 milhas (~322km) estão crescendo em popularidade (ao menos lá fora), mesmo que o número de competidores seja relativamente baixo. Mas já parou para pensar quais considerações chaves devem ser levadas em conta durante o treinamento? Quais estratégias de treino e prova utilizar? como se preparar para uma aventura que vai durar mais de um dia? No Train Right, uma matéria da coach Anne Tisdell sobre como se preparar para uma ultramaratona de 200 milhas, 3 princípios importantes para guiar os treinos e alguns passos para definir as estratégias de prova. No #endorfinado é possível encontrar uma postagem sobre alguns treinos que corredores de ultra podem executar durante a sua preparação, a primeira das quatro partes são os Treinos de resistência para Ultramaratonistas.
E dando sequência ao tema de ultras – em especial as mais longas que estão se tornando tão populares – na Outside/Run o treinador Cliff Pittman aborda o tema da durabilidade do atleta. Conforme as distâncias mais longas ficam mais populares, certas métricas (como o VO2 max) vão se tornando menos importantes e a durabilidade vai se tornando um fator chave.
Já parou para avaliar como um wetsuit afeta o desempenho de sua natação? Além de proteger os atletas das águas mais frias, esse equipamento fornece algumas vantagens que proporcionam uma vantagem em sua performance. O treinador Martin Spierings resume as 3 principais formas de como o wetsuit te deixa mais rápido – além de detalhar outras vantagens (e desvantagens) do equipamento (via triathlonwire.com). Lembrando que no semanário 6 temos uma passagem de um estudo sobre o impacto do wetsuit nos tempos dos nadadores.
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Markus Marthaler em 3 postagens diferentes faz algumas ótimas considerações e análises ponto-a-ponto sobre diferentes aspectos da natação que influenciam diretamente a sua performance: 1 – nadar com os dedos das mãos ligeiramente afastados melhora a sua velocidade, e os princípios são explicados pela física; 2 – a rotação e alinhamento do seu corpo (tronco, quadril e ombros) gera muita influência em sua técnica durante a natação, além de melhorar a recuperação do braço, afastando lesões; 3 – O cotovelo alto durante a braçada é importante para a manutenção da velocidade no nado livre (além de estar bem ligado ao item 2).
Prevenção / Fortalecimento / Recuperação
A articulação sacroilíaca é uma das maiores articulações em nosso corpo, localizadas nos lados direito e esquerdo da lowerback, onde o quadril se conecta à nossa coluna. Durante os treinos de pedal elas costumam ficar sob bastante estresse e compressão, o que pode contribuir para dores nas costas e lowerback. O Dr. Tom Walters mostra uma série de exercícios com foco na articulação sacroilíaca que podem ser incorporados em sua rotina (especialmente se você é um ciclista) para trabalhar a mobilidade da área, criar um fortalecimento, além de alívio das dores.
Nutrição / Suplementação
Aparentemente a creatina fornece uma efeito protetivo contra o dano muscular, é o que aponta um novo estudo comentado pelo Menno Henselmans. O mecanismo de proteção em si ainda precisa de mais investigações, além disso, a creatina faz com que a pessoa seja capaz de executar um pouco mais de volume, o que provavelmente aumenta o dano muscular. Se possui algumas dúvidas em relação ao suplemento com o melhor custo X benefício existente, visite a postagem do #endorfinado Creatina: benefícios e dúvidas mais comuns e não se esqueça sobre os principais pontos se está considerando tomar cafeína e creatina.
E assim encerramos mais um semanário. Bons treinos a todos!
#endorfine-se