Pular para o conteúdo
Início » Semanário 38

Semanário 38

  • por
  • tempo de leitura: ~6 minutos
Semanário Esportivo - II

Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 38.


Endurance

Naquela sua trail-run, usar ou não usar trekking poles? Na Outside/Trail Runner uma matéria contendo dicas de como otimizar o uso deste equipamento, para que o mesmo mais ajude do que atrapalhe. No semanário 31 temos uma passagem discutindo a economia de energia que os trekking poles podem ou não podem vir a gerar conforme a distância vai se alongando.

A síndrome do burnout é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa envolvida com qualquer área, seja profissional ou esportiva. É um problema multidimensional, que demora alguns bons meses para se desenvolver completamente, no qual a pessoa sente: exaustão emocional e física, nível reduzido de realizações e sentimento de desvalorização (perda de interesse ou ressentimento). Na Outside/Trail Runner uma matéria sobre algumas intervenções que podem ser adotadas para combater o burnout em atletas (a matéria é relacionada a trail runners em específico, mas pode ser aplicada a qualquer outro esportista sem problema). No semanário 26 temos passagem com a visão de alguns atletas sobre o burnout, e no semanário 27, sobre como o descanso desempenha um importante papel na prevenção da síndrome.

Na Outside/Triathlete matéria sobre como o atleta pode usar o método Noruegues de treino – além de apontar os seus benefícios – sem necessitar do controle total que o treino real necessita (com as diversas pausas para avaliação e controle do lactato). Desta forma o atleta pode usar outras formas de controle, como frequência cardíaca ou a sensação de esforço para efetuar a gestão de sua intensidade. Basta ser sensato!

Você atleta, durante aquele treino pegado ou longo já teve cãibras? É algo bem chato, muitas vezes é necessário interromper o treino, além disso dá uma bela desestimulada em continuar com o exercício. Na Outside/Trail Runner uma matéria sobre como lidar com as cãibras quando acontecem, suas causas e algumas dicas de como prevenir.

O ciclista já pode ter se perguntado como a posição na bike influencia a aerodinâmica, ou ainda, como a posição pode influenciar o desempenho do atleta e uso da musculatura. Na Outside/Triathlete uma matéria analisando ponto-a-ponto a posição na bicicleta de 6 atletas profissionais.

Treinar a musculatura abdominal e fortalecer a estabilidade do core é papel fundamental para uma natação eficiente. Markus Marthaler aponta alguns exercícios para o core que podem ser adicionados em sua rotina de treino e que ajudarão a ter um core mais estável, resistente e forte.

Quais as principais diferenças entre uma bike de ciclismo tradicional e triatlo? Na Outside/Triathlete matéria trazendo as principais diferenças técnicas do equipamento, assim como as necessidades físicas que essas diferenças exigem do atleta.


Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.


Prevenção / Fortalecimento / Recuperação

Como um atleta de endurance qual é o seu plano no longo prazo? No Data Driven Athlete uma matéria informando o que – provavelmente – já sabemos, chega um momento em nossa vida (ali entre os 35 e 40 anos) no qual começamos a ter o declínio de diversos aspectos funcionais em nosso corpo e a partir daí se quisermos continuar progredindo certos aspectos (em especial a musculatura e densidade óssea) não adianta fazer qualquer coisa, precisamos de um plano, e melhor ainda se for de longo prazo e começar bem antes dessa linha. Ainda sobre o mesmo assunto, o Sérgio Borges reforça a necessidade da musculação (pesada) para ganhos em seu desempenho e, principalmente, em sua saúde. Obs.: o gráfico que foi analisado em ambas as matérias foi obtido através do portal de notícias Triathlon Wire.

A síndrome da banda iliotibial tipicamente se manifesta como uma dor na lateral do joelho e é uma das lesões por uso excessivo mais comuns, ocorrendo em 12-25% dos atletas que praticam corrida e em 12,5% dos ciclistas. Geralmente, o alongamento fornece um alívio temporário da dor, mas pesquisas sugerem que fortalecer o abdutor do quadril e controle motor são melhores para lidar com a situação. O Dr. Tom Walters mostra uma série de exercícios para incorporar na rotina e ajudar a fortalecer a área do quadril. Lembrando que no semanário 12 e semanário 27 também temos passagens sobre o assunto.

Fascite Plantar – provavelmente um dos temas mais recorrentes nos semanários – é um problema que aflige tanto pessoas sedentárias como em pessoas ativas (em especial corredores). É a causa mais comum de dor na parte inferior do calcanhar, onde a fáscia plantar se liga ao osso do calcanhar (o calcâneo), é uma dor aguda e que se apresenta principalmente após um longo período de descanso das pernas (como ao levantar da cama após o descanso). Nesta postagem o Dr. Tom Walters mostra 4 exercícios (mobilização, alongamentos e fortalecimento) que podem ser adicionados na rotina para alívio da dor e fortalecimento da área para que o problema seja resolvido.

Dor na região do quadril ou lombar pode ser sinal de algum de problema com os seus flexores de quadril. Os músculos ilíaco e psoas maior são os nossos principais flexores de quadril, e este último também desempenha a função de estabilizador da coluna. O Dr. Tom Walters mostra 3 exercícios que podem ser adicionados na rotina para ajudar a lidar com a situação do incômodo na região e o fortalecimento dos flexores de quadril. É sempre bom reforçar a necessidade de manter a boa saúde do quadril e a importância dele para os atletas, no semanário 7 e semanário 13 temos passagens com outros exercícios para os flexores de quadril.

Saúde

Um pouco fora do padrão do site, mas um assunto bem interessante, quão forte uma pessoa pode ficar sem a utilização de esteróides anabolizantes? A melhor forma é olhar para os atletas old school, pré 1935 (quando a testo foi isolada e em seguida disponibilizada para uso médico). No site do Menno Henselmans uma matéria sobre o assunto, contando a história e feitos de força de atletas, que podem ser desconhecidos por muitos, em uma época no qual a cultura a força era tida como bem fora do normal.

 

E assim fechamos mais uma semana.

 

#endorfine-se

Compartilhar: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *