Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 69.
Endurance
A Endure IQ dá um banho de água gelada em relação a 6 mitos nos esportes de endurance: 1 – Treinar o intestino melhora o absorção e uso de carboidrato; 2 – Quanto mais carbos, melhor (para entender melhor, veja a postagem do #endorfinado Carboidrato intra-treino, o que é, quando usar e como escolher?); 3 – No pain no gain; 4 – Beber até repor o peso perdido (para entender como uma desidratação muito acentuada pode te afetar, veja a postagem do #endorfinado Desidratação e Performance); 5 – Consumo de sódio durante o exercício para evitar cãibras; 6 – Atleta com um suor mais salgado precisa de mais sal.
No semanário 64 temos uma passagem do I Run Far sobre alguns problemas que o atleta pode encontrar em uma prova de ultra. Dando prosseguimento com aquela matéria, desta vez são detalhados alguns outros problemas que o atleta pode vir a ter em atividades muito longas: 1 – Problemas nos/com os pés; 2 – Irritações e assaduras; 3 – A noite; 4 – Até a Lei de Murphy entrou para jogo; 5 – Lixo pelo percurso; 6 – Diarreia.
Entender como se posicionar na bicicleta durante uma subida pode ser uma grande diferença no quão confortável, confiante e econômico o ciclista fica. No blog do Train Right o treinador Chris Carmichael elabora algumas considerações sobre diferentes formas de se manter na bike durante uma subida, enquanto está sentado ou em pé, e quais os ganhos e se obtém com cada uma das posições em diferentes situações. Também é importante saber como se posicionar na bicicleta fora das subidas, no semanário 38 temos uma passagem com uma análise ponto-a-ponto sobre a posição na bicicleta de 6 atletas profissionais.
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Dando continuidade ao último assunto, se você está realmente tentando melhorar a sua aerodinâmica no pedal, o Conrad Goeringer documenta as melhores práticas, e mais atuais, para maximizar a aerodinâmica e minimizar a resistência. Só a posição do corpo representa aproximadamente 70% da resistência, logo, corrigir até mesmo os menores pontos fará uma boa diferença (via triathlonwire).
Algumas boas dicas do Markus Marthaler sobre a importância de uma boa braçada durante a natação. Nem sempre uma braçada rápida e violenta é melhor, braçadas mais longas com uma entrada de mão mais relaxada e em linha com os ombros pode ser algo com um resultado bem melhor. Além disso, faz diversos outros comentários ponto-a-ponto sobre um bom posicionamento do nosso corpo durante o nado.
Nutrição / Suplementação
Empresas de suplementos ainda tentam vender a ideia de que carboidratos ao redor do treino são essenciais para ganhos musculares – e cobram caro por isso. Contudo, o Menno Henselmans faz algumas observações sobre um recente estudo que mostra que não é bem assim. Se você não é um atleta de endurance, ou faz mais de um longo treino ao dia e precisa repor glicogênio, os carbos são dispensáveis, e principalmente, o consumo deles no pré ou pós-treino não otimiza a sua hipertrofia.
Saúde
Corredores de elite vivem mais do que a média das pessoas. É o que sugere um estudo mencionado pelo Sciente Alert no qual avaliaram atletas profissionais que correm por mais de 10 horas na semana, fazendo ao menos 120km de volume – em especial aqueles que conseguem completar 1 milha em menos de 4 minutos.
E assim encerramos mais um semanário. Bons treinos a todos!
#endorfine-se