Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 3.
Endurance
O Markus Marthaler apresenta 3 exercícios para melhorar a braçada da natação (o cotovelo alto), drills tanto para treinar na água como treinar fora da piscina. Já no Tri Sport Magazine 5 dicas para reduzir as possibilidades de uma lesão na natação.
Um assunto que estava no ar desde 2021 era sobre a tecnologia de detecção de vácuo e a penalidade disso no Triathlon, deixou de ser apenas assunto, o “Race Ranger” (sensores que detectam a proximidade com outro ciclista) vai ser testado pela primeira vez na etapa de Tauranga Half Triathlon que ocorre 20/01. Aproveitando o assunto do Triathlon, curiosos para saber quais provas de Triathlon deram as melhores premiações em 2022? No TriSportMag eles levantaram essas informações.
Na Adventure Mag, registro de um extraordinário feito conquistado pela Fernanda Maciel (42, mineira), na véspera de natal de 2022 ela conquistou o topo Monte Vinson – na Antártida – em 6:40hrs, não bastasse chegar ao topo em tempo recorde, voltou ao acampamento base em 3hrs, totalizando 9:41hrs de “bate-volta” conquistando outro recorde. No insta do Redbull BR é possível acompanhar partes desse incrível desafio.
Na Outside uma matéria sobre o que alguns já podem ter descoberto, aqueles treinos difíceis ajudam no desenvolvimento da resistência mental e auto-controle.
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Prevenção / Fortalecimento / Recuperação
Brad Schoenfeld analisa informações sobre estudos recentes relacionados ao treino concorrente, aparentemente o treino aeróbio não interfere tanto na hipertrofia quando combinado com o treino resistido, apesar de diversas limitações e considerações a serem feitas, pode-se tomar a nota de que é possível progredir em ambas modalidades.
O Menno Henselmans e Chris Beardsley analisam informações sobre a relação entre alongamento e desenvolvimento de força, o que se pode tirar de ambas considerações é que o alongamento estático quando feita por um longo tempo logo antes do treino pode vir a interferir no desenvolvimento, produção e ativação de força durante o treino – o que não é o caso do alongamento dinâmico. Detalhando ainda mais o assunto, o Dr. Beardsley apresenta 3 condições no qual o alongamento estático prejudica o treino, mas apenas quando feito logo antes dele.
No Physical Therapy Research uma análise sobre os fatores de riscos para o desenvolvimento da fascite plantar em pessoas ativas, menos do que o esperado e 2 deles estão relacionados ao peso alto, seja pelo peso corporal total ou alto percentual de gordura. Isto somado a uma intensidade de treinos inadequada ao atleta é tragédia anunciada. Detalhe que o volume de treino não foi um risco significativo de fator de desenvolvimento da fascite plantar.
No Rehab Science o dr. Tom Walters apresenta 4 exercícios para fortalecer o tendão de aquiles. Além disso, mostra mais um grupo de 6 exercícios para ajudar com a tão famigerada canelite. Caso tenha mais interesse em entender como as lesões no tendão de Aquiles são causadas visite a postagem do #endorfinado.
Saúde
Devido a certos trabalhos é extremamente comum uma pessoa passar mais de 6 horas sentada em uma mesa, isso somado ao estilo de vida cada vez mais sedentário em nossa sociedade proporciona um grande grupo de pessoas com um grande potencial a certas doenças. O Menno Henselmans analisa informações de um estudo bem recente sobre atividades bem curtas durante o dia e de forma constante, o que fizeram? Durante um período de 7:30hrs sentado, e a cada 30 minutos os sujeitos fizeram uma leve caminhada de 2 minutos ou 15 agachamentos com o peso corporal, e isso foi o suficiente para gerar certos benefícios. Para quem quer se aprofundar no assunto, informações mais detalhadas sobre o mesmo tema no site do Polar.
E assim fechamos mais uma semana.
#endorfine-se