Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 37.
Endurance
No dia 10 de setembro aconteceu em Nice – França o campeonato mundial de Ironman, o campeão foi um jovem francês, Sal Laidlow – 24 anos. No TriSportMag, matéria com alguns pontos do dia e colocação dos atletas. Nesta outra matéria números, estatísticas e curiosidades sobre o mundial.
Na Outside/Triathlete uma materia explicando como o nosso corpo superaquece durante um treino ou prova e quais mecanismos ele utiliza para resfriar, além disso algumas dicas de como melhorar o processo de resfriamento. Nesses dias – em especial, em eventos mais longos – fique atento ao equilíbrio entre o ganho e perda de fluídos, já que a desidratação pode vir a afetar o nosso desempenho.
Aos nadadores de plantão, Dan Daly mostra 3 exercícios que podem te ajudar com a mobilidade dos ombros e tronco. Esses exercícios podem ser adicionados nos seus treinos de fortalecimento/musculação.
Dando prosseguimento ao tema da natação, Markus Marthaler fala sobre as 2 abordagens que devemos perseguir para melhorar a nossa técnica e ter um nado mais fluído e rápido: 1 – Reduzir o arrasto que o atleta faz na água; 2 – Melhorar a propulsão que o atleta gera. Ambas as abordagens podem ser melhoradas através de vários princípios/aspectos (que estão na postagem dele).
Desistir de uma prova é algo bem difícil para um atleta, se preparou por meses, estava animado com o evento, investiu recursos financeiros no treinamento e para estar ali naquele dia, teve o investimento físico e mental, abriu mão de um ou outro compromisso… é difícil! Na Outside/Trail Runner, uma matéria que tenta esclarecer alguns pontos para ajudar o atleta com a escolha de abandonar ou não uma prova.
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Prevenção / Fortalecimento / Recuperação
Menno Henselmans analisa estudo recente no qual foi analisada que a experiência de treinamento não faz o atleta ser melhor em estimar a RPE. Quando mais repetições na reserva um set tem, mais provável é que a estimativa esteja errada, esse erro só vai diminuindo quando o set vai se aproximando da falha (geralmente 0 a 3 repetições). No semanário 20 existe uma passagem de outro estudo que indica a mesma conclusão, e se está interessado em entender melhor como funciona treinar baseado na sensação de esforço, visite a postagem do #endorfinado.
Já sentiu dor ou incômodo na articulação do punho ao executar as suas flexões (push-ups)? O Dr. Tom Walters explica o motivo da dor na articulação do punho e como continuar com seus treinos/tarefas enquanto se recupera da dor e melhora a mobilidade da área.
Saúde
Já vimos aqui em outros momentos como a qualidade de nosso sono afeta o nosso desempenho esportivo (semanário 9, semanário 13 e semanário 23). Nesta postagem o Menno Henselmans apresenta 3 dicas para melhorar o seu sono e – consequentemente – sua performance, baseado em uma nova revisão: 1 – dormir mais (¬¬’); 2 – tirar cochilos pelo dia pode ajudar; 3 – intervenções na sua higiene do sono; Atletas precisam em média de 8.3hrs de sono por dia (com ao menos 5 ciclos de sono completo), para aqueles que não conseguem dormir tanto de uma só vez durante a noite, os cochilos pelo dia podem complementar e ajudar (apesar de ser um “band-aid“), além disso melhorar a higiene do sono faz com que o tempo de sono aumente, já que algumas distrações e comportamentos são removidos antes do descanso.
Menno Henselmans faz alguns comentários sobre um novo estudo aponta que a musculação tem um forte efeito anti-depressivo, até mesmo em indivíduos saudáveis. Essa relação da atividade física (não exclusivamente a musculação) e da saúde mental já foi abordada em outros semanários por aqui (semanário 9 e semanário 13).
E assim fechamos mais uma semana.
#endorfine-se