Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 54.
Endurance
Já se perguntou quanto custa ser um atleta de trail-run? No I Run Far, uma matéria detalhando os principais gastos anuais que um corredor com aspirações competitivas na corrida de montanhas. Mesmo com os gastos sendo estimados para um atleta estrangeiro, dá para ter uma ideia de quanto é preciso.
A consistência é mais importante do que o perfeccionismo, quando se trata do treinamento de um atleta. No Outside/Trail Runner uma matéria sobre como muitas vezes abraçar a imperfeição é mais importante para o seu treinamento e só tem a adicionar no longo-prazo.
Quais as melhores práticas para a recuperação de atletas de endurance? Focar na nutrição e no sono. No Training Peaks uma matéria detalhando como essas 2 variáveis são extremamente importantes na recuperação de atletas de diversas modalidades, quer forçar o seu corpo ao limite? Então saiba como recuperá-lo para aguentar mais e desempenhar melhor.
Como correr e treinar pela sensação de esforço (rating of perceived exertion – RPE)? A tecnologia continua a impactar profundamente os métodos de treino, de praticamente, todos os esportes de endurance. Contudo, um método de “baixa tecnologia” continua sendo uma ótima opção para controlar os seus treinos, no Train Right uma matéria para entender um pouco melhor sobre como treinar usando o esforço percebido.
O conjuntinho do pullbuoy e palmar está presente nos equipamentos de muitos atletas do tri, contudo, o seu uso indiscriminado pode mais prejudicar do que ajudar um atleta despreparado. No Tri Sport uma matéria sobre os benefícios e malefícios da utilização do pullbuoy e do palmar.
Dan Daly mostra 3 drills da natação para melhorar a sensação da remada e a retenção da água desde as pontas de seus dedos até os seus ombros, além de uma variabilidade de movimentos para manter seus ombros saudáveis. Além desses exercícios o Dan também apresenta alguns exercícios que podem ajudar – e bastante – na rotação de seu corpo no nado livre. Lembrando que os educativos para natação são uma parte bastante importante do treino.
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Atletas de natação que saem da piscina para o mar aberto logo percebem as diferenças e ajustes que precisam fazer em sua técnica, a treinadora Linda Irish Bostic detalha 5 componentes da técnica do nado livre que precisam ser modificadas quando o atleta migra da piscina para o mar (via triathlonwire).
Prevenção / Fortalecimento / Recuperação
Lesões no ligamento colateral medial (LCM) ocorrem quando o ligamento é esticado e/ou rompido quando o joelho sobre um estresse que o empurra para dentro (estresse em valgo), é algo mais comum entre esportes que tem viradas de turno mais explosivas (hóquei, futebol, futebol americano…). Sintomas incluem inchaço e dor na parte interna do joelho, além de certa sensação de instabilidade. O Dr. Tom Walters mostra alguns exercícios para melhorar a mobilidade e força do local.
A mobilização do sistema nervoso muitas vezes pode ser uma estratégia útil para reduzir a dor relacionada aos nervos ciáticos. O Dr. Tom Walters apresente 2 simples padrões de movimento que podem ajudar a reduzir os incômodos relacionados à dor ciática. No semanário 9 e semanário 11 temos passagens com alguns outros exercícios que o Dr. Caleb mostra que também ajudam a aliviar a dor ciática.
Sentindo uma dor ou incômodo na parte inferior do joelho, que se intensifica conforme existe um aumento da demanda pela extensão (como subir escadas, saltar ou agachar)? A tendinopatia patelar é uma condição que tem mais chances de ocorrer em atletas que praticam esportes que são explosivos para a parte inferior do corpo. O Dr. Tom Walters mostra 6 exercícios que podem ser adicionados em sua rotina para fortalecer o local e melhorar a mobilidade do mesmo.
Nutrição / Suplementação
Não é raro de se ouvir de alguém sobre dietas agressivas e o dano metabólico que isso gera ao seu corpo… pois bem, Menno Henselmans explora o assunto e faz alguns comentários sobre o mito do dano metabólico.
E assim encerramos mais um semanário. Bons treinos a todos!
#endorfine-se