Notícias, dicas, exercícios… um resumo do que se passou pela semana na corrida, natação, musculação e um pouco mais, este é o semanário 17.
Endurance
Se você tem alguma curiosidade de o “quanto custa” ser um triatleta olimpiano, dá uma olhada nessa matéria do Outside/Triathlete. Quando se fala em custo seria tanto de tempo quanto de valor com os itens e serviços que são ncessários para esses atletas.
Ainda na Outside/Triathlete uma matéria sobre lesões e calçados com placas de carbono, evidências sugerem que este tipo de calçado pode ser um fator contribuinte para lesões por estresse ósseo. Esse é um ponto que até a Camille Herron abordou quanto utilizou um desses calçados em velocidades mais lentas para longas distâncias (matéria da Runners World).
No dia 28 de abril ocorreu o estágio final da Maratona des Sable, um feito de 7 dias com 5 estágios percorrendo 250 quilômetros pelo deserto do Saara no Marrocos. Dentre os mais de 1000 participantes, 2 nomes marcaram o feito, Mohamed El Morabity do Marrocos com um total de 19:19:54 horas e Maryline Nakache da França com um total de 27:02:17 horas. O Mohamed é irmão do Rachid El Morabity, 9 vezes campeão do Des Sables, que foi desclassificado após o estágio 4 (estava em segundo na classificação) após receebr uma penalidade de tempo por assistência externa. No I Run Far é possível ler sobre todo o feito da Maratona des Sable, estágio a estágio. Além da situação que ocorreu com o irmão do Mohamed.
Prevenção / Fortalecimento / Recuperação
Musculação é seguro para crianças pré-adolescentes sadias, é o que indica análise do Menno Henselmans sobre uma recente revisão sistemática. É bem parecido com a rotina de um adulto, contudo deverá dar uma atenção maior à devida técnica e controle de movimentos. A criança irá ganhar massa muscular, não atrapalhará o crescimento (independente do sexo ou o nível de atividade física) e ajudará a prevenir lesões por outras atividades.
Assine nossa newsletter e receba e-mails com as últimas postagens do #endorfinado.
Menno Henselmans faz comentários sobre um novo estudo no qual indica que o ciclo menstrual não impacta a performance física… a menos que a atleta “acredite” que irá prejudicar. Força e adaptações ao exercícios resistido não foram alterados durante o período, assim como não foi encontrada qualquer correlação entre os níveis hormonais durante as fases e alterações no desempenho físico, a atleta pode sentir dificuldades para executar o treino – maior sensação de esforço percebida – mas não haverá algum efeito neuromuscular.
Mais uma da série de tendinopatias, desta vez dos isquiotibiais (as posteriores da coxa). Aqui o Dr. Tom Walters mostra uma série de 7 progressões de exercícios para a tendinopatia dos isquiotibiais. Estas provocam uma dor na posterior que é originada na pélvis e ocorre quando os tendões da área não dão conta de demandas externas, usualmente em situações onde o tecido é repetidamente comprimido contra a pélvis – situação comum para velocistas (sprints), corredores de montanha (as subidas) ou quando passamos muito tempo sentado.
Nutrição / Suplementação
ISSN, mostrando mais um estudo sobre os benefícios da suplementação com a creatina quando relacionado a performance e endurance. Caso queira saber um pouco mais sobre este suplemento acesse a página Creatina: benefícios e dúvidas mais comuns.
Nove verdades sobre a proteína, postagem do Patric MacCarthy (@teambiolayne) explicando algumas coisas como: consumo diário, frequência de ingestão, o que de fato ela faz em nosso corpo, pegadinhas com informações nos alimentos e “timing“.
Saúde
Na Runners World matéria sobre como a fadiga mental pode afetar a performance física da pessoa. Quando a atividade requer níveis mais altos de resistência (treinos mais longos) que essa fadiga mental entra em jogo e aumenta a sensação de esforço do treino, estudos anteriores não encontraram efeitos dessa fadiga mental em atividades mais curtas, como saltos, sprints e treinos de força.
E assim fechamos mais uma semana.
#endorfine-se